Conselho Pedagógico de 11/01/2012

Olá a todos, como prometido vamos publicar um pequeno resumo da reunião de Conselho Pedagógico que decorreu na passada quarta-feira.

A referida reunião teve o seu inicio às 16h35.

Da ordem de trabalhos constavam quatro pontos:
Ponto 1: Informações;
Ponto 2: Balanço das Avaliações do 1º Periodo;
Ponto 3: Plano de Actividades; Balanço de Actividades do 1º Periodo; Actividades do 2º Periodo; Corso Carnavalesco;
Ponto 4: Outros Assuntos 


Antes da ordem de trabalhos foi lida e aprovada a acta da reunião anterior.

Sobre o primeiro ponto foi dado conhecimento ao Conselho da legislação publicada em Diário da República, nomeadamente:
Despacho nº 16701/2011 de 12/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário;
Despacho nº 16731-A/2011 de 12/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete da Secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário;
Despacho nº 16794/2011 de 14/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar;
Despacho nº 16846/2011 de 15/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar;
Aviso nº 24173/2011 de 19/12/2011 do Ministério das Finanças - Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Publico, I.P.;
Despacho nº 17169/2011 de 23/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Ministro; Despacho nº 17182/2011 de 23/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Direcção Regional de Educação do Alentejo;
Despacho nº 17376/2011 de 27/12/2011 do  Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Ministro; Decreto-Lei nº 125/2011 de 29/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência;
Recomendação nº 6/2011 de 30/12/2011 do Ministério da Educação e Ciência - Conselho Nacional de Educação;
Despacho nº 135/2012 de 06/01/2012 do Ministério da Educação e Ciência - Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.

Toda esta panóplia de legislação é de interesse para a escola não se mostrando a mesma como sendo relevante para os pais e encarregados de educação, mas em qualquer dos casos e se tiverem curiosidade podem consultar a mesma no site do Diário da República Electrónico por meio de pesquisa.

Aqui fica o link: http://dre.pt/


Em seguida foi-nos dado conhecimento de uma recomendação às escolas emanada pela Secretária de Estado do Ensino e da Administração Escolar.
Esta recomendação aborda a temática da segurança no interior das escolas relativamente à circulação de veículos dentro da mesma. Sugere a recomendação que seja incluído nos regulamentos internos das escolas as regras respeitantes à circulação de veículos como o limite de velocidade, veículos autorizados a circular no interior das escolas, sinalética  e locais de estacionamento.

 - O representante dos pais e encarregados de educação sugeriu à sra. directora do agrupamento que por forma a que estas alterações que constam da recomendação fossem levadas a cabo de maneira correcta, se pedisse a colaboração da GNR do Torrão ou do Núcleo Escola Segura, pois os mesmos têm o conhecimento técnico que permite que as alterações sugeridas sejam regulares e eficazes.


A Sra. Directora informou-nos ainda que teve uma reunião com a equipa ministerial do Ministério da Educação, mas que nada de novo surgiu, apenas.........................CRISE e MAIS CRISE!!!!!!

Qual é a novidade??????????????????''


Sobre o Ponto 2 da reunião foi referido o seguinte:

As avaliações ao nível do Pré-escolar são de um modo geral boas.

Avaliações do 1º Ciclo: Assiduidade, comportamento e aproveitamento: Genericamente são boas, com excepção de uma turma que teve alguns problemas unicamente ao nível do comportamento.

Avaliações do 2º e 3º ciclo: Aqui foram detectados problemas em algumas turmas, tendo sido salientado que o nº de alunos apenas com notas iguais ou superiores a 3 valores são efectivamente poucos o que põe em causa as metas de aprendizagem. Este facto torna-se mais grave quando é perceptível que parte dos problemas ao nível das notas tem por origem o comportamento das turmas.  Como ponto positivo salienta-se o facto de os pais e encarregados de educação terem neste período frequentado as reuniões para que foram convocados com uma média de presenças superior a 50%!!!! Este facto revela interesse na educação dos nossos filhos e deve ser devidamente elogiado!!!!  

Idealmente a taxa de presenças deveria ser de 100%, pelo que aproveito este espaço para apelar a todos os encarregados de educação para que não se demitam do dever de acompanhar os vossos educandos na escola! 



Nota do representante dos pais presente na reunião:


 - No Conselho Pedagógico não se falam de nomes de alunos mas sim de turmas enquanto um todo, pelo que não é dado conhecimento a ninguém sobre o desempenho dos alunos a nível individual.





Relativamente ao ponto 3 da reunião foi-nos apresentado o Relatório do Plano de Actividades do 1º Período. Deste relatório constam as actividades programadas, as realizadas e não realizadas e os custos inerentes às mesmas. Sobre este assunto nada há a referir pois o mesmo foi cumprido sem percalços.

O representante dos pais e encarregados de educação após convite feito pela Sra. Directora confirmou que a Associação de Pais vai contribuir com alguns artigos para a elaboração do Jornal da Escola. Este assunto deverá ser tratado com a Professora Vera Coelho por a mesma ser a "editora" do jornal.
Desde já lanço o repto aos pais: Se tiverem ideias para o jornal da escola ou se pretenderem ver algo publicado, façam-nos chegar as vossas opiniões seja por email ou para o Facebook ou ainda neste espaço!!!!!!!!








O tema do Corso Carnavalesco da Escola neste ano vai ser: "A Natureza - Vamos Olhar a Natureza"


Aproveito ainda para informar os pais que no dia do corso (17/02) não irão haver aulas de tarde, sendo no entanto asseguradas as refeições na cantina.




Finalmente o Ponto 4 - Outros Assuntos.


 - Fomos informados que a sala de música da Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro, foi equipada com diversos  materiais, de acordo com o que foi pedido pela professora da disciplina.

 - Fomos ainda informados que para além da sala de música foram ainda adquiridos diversos equipamentos para outras dependências da escola.

 - Foi lançado um apelo por parte da representante do pessoal não docente para que os alunos sejam sensibilizados a não sujar tanto a escola, nomeadamente através do arremesso de lixo para o chão. Foi salientado que a escola tem inúmeros baldes de lixo não havendo por isso justificação para tais actos. O mesmo se aplica ao papel higiénico!!!!!

  • Enquanto Associação de Pais, julgamos que este apelo tem muita validade, pois do que se trata aqui não é de educação no sentido "escolar" mas sim de educação no sentido "cívico", e neste campo nós pais também temos uma grande responsabilidade pelo que é nossa opinião que este comportamentos devem ser desencorajados na escola e também por parte dos pais.
 - O nosso representante voltou a pedir para que fosse colocada uma vitrina junto à entrada do Centro Escolar, desta forma os pais poderão ter acesso às ementas, assim como a outras informações úteis que sejam lá colocadas.

 - O nosso representante solicitou ainda para que se diligenciasse junto da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, para que os serviços competentes coloquem na Rua Bento de Jesus Caraça algumas passadeiras, pois é inexplicável como é que na referida rua que é a única que dá acesso ao centro escolar não exista em toda a sua extensão uma simples passadeira. 

Em ambas as situações a Sra. Directora disse que iria tentar resolver as questões.

Após a conclusão deste ponto foi dada por terminada a reunião.
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Proximamente chegarão mais novidades até todos os pais e encarregados de educação, no entanto não podemos deixar de salientar a falta de propostas e/ou comentários da vossa parte. 
Até parece que não existem na nossa escola nenhum tipo de problemas (se assim é, ainda bem), não acredito!!!!!!!!  



Façam chegar as vossas opiniões!!!!!




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